terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Eita que a Inveja o salvou!

- Não é possível! Assim, eu não agüento! Vamos mudar dessa casa, dessa
cidade, desse país, desse mundo. Vamos mudar, Jurema!
- Eita, homem escandaloso! Surtou, foi? Que chilique é esse a essas
horas da madrugada? Bebeu?!
- Jurema, minha adorada esposa, eu não agüento mais a dona inveja
circulando pela nossa casa. Reparou que depois que ela começou a nos
visitar tudo tem dado errado nas nossas vidas? Ontem mesmo não
consegui..... você me entende.
- Anacleto, preste atenção! O que aconteceu ontem não tem nada haver
com inveja. Acontece com todo homem pelo menos uma vez na vida, ou
muitas vezes, mas isso não tem nada haver com inveja.
- E a culpa é toda sua! Depois que fez amizade com ela nossa vida
mudou. Ela vive nos espionando, fazendo-se de amiga, mas querendo a
nossa derrota. Acabe com essa amizade antes que ela acabe com nosso
casamento.
- Meu bem, se acalme, Ninvejalda é uma boa moça e não podemos fazer
esta desfeita para mainha que pediu que tomássemos conta dela. Tudo
por conta do favor que os pais dela fizeram quando painho ficou
doente. Se aquiete, homem. Venha dormir, logo tu terás que sair para o
trabalho.
Com carinho Jurema leva Anacleto para a cama e com jeitinho o coloca
nos braços de Morpheu. Mas fica pensando - será que ele tem razão?
Seria Ninvenjalva uma moça traiçoeira, dotada desse pecado capital com
poderes maléficos? Não podia ser. Isso era coisa de Anacleto. Adormece
abraçada ao marido esperando o despertador acordá-los para mais um dia
de trabalho.
Anacleto trabalhava numa multinacional, era bem sucedido
financeiramente, mas andava estranho desde que Jurema aceitara
hospedar a moça de nome estranho. Se o pneu do carro furava, a culpa
era dela, se falhava na hora H a culpa era dela... Estava virando uma
paranóia e Jurema estava ficando deveras preocupada com a atitude do
marido. Será que ele estava ficando doido?
Ela não via nada demais no comportamento da mocinha vinda do interior
e iria ter uma conversa séria com o marido.
- Juremaaaaaaaaaaaaa, cheguei! Cadê você, amor? Tenho uma ótima
notícia para te dar!
Anacleto nem parecia o homem angustiado da madrugada. Estava feliz!
-O que aconteceu, benzinho?
- Vou passar uns dias nos EUA e se você quiser pode vir comigo. Serei
o represente comercial que divulgará o novo produto da empresa. O que
você acha? Vem comigo?
Jurema se joga nos braços do marido. Conhecer os EUA era o seu sonho de mocinha.
- Tu me levas ao Central Park? Deixa eu rolar na neve? - Jurema fazia
beicinho toda dengosa para o maridão.
- Claro que deixo!! Eu faço tudo, tudo que você quiser...
E Anacleto dá de cara com Ninvejalva, que entra na sala com o olhar tímido.
- Oi Ninvejalva, venha comemorar conosco! - chamou Jurema. - Cletinho
e eu passaremos uma semana nos States e prometo lhe trazer uma
lembrança muito bonita. Até lá você ficará aqui com a Rosiléia, nossa
secretária, que nada deixará lhe faltar.
Ela se aproxima e dá os parabéns aos dois e se dirige ao quarto.
Anacleto e jurema se entreolham em silêncio, mas nada comentam.
A semana é dedicada aos preparativos da viagem e Anacleto esquece
Ninvenjalva por uns tempos.
Tudo corria bem até que, na véspera de viajarem o chefe resolve trocar
Anacleto por Josivaldo, antigo funcionário da empresa. Isto o deixa
arrasado e chega em casa furioso.
-Juremaaaaaaaa, mande embora essa Ninvejalva, agora! Nossa viagem
pifou! O chefe resolveu me substituir na ultima hora.
E não agüentando mais a implicância de Anacleto, Jurema manda
Ninjevalda de volta para o interior.
Os dias passam e Anacleto é um desconsolo só. Até receber um
telefonema da esposa de Josivaldo dando conta que ele contraíra a
gripe suína nos EUA.
Pela primeira vez Anacleto viu Ninvejalva com carinho. Sua inveja o
salvara, será???

Segundo Santo Agostinho a inveja é o olhar triste sobre o bem alheio.
Segundo o anônimo a inveja é uma m.....
Segundo a Lu a inveja existe para aqueles que nela acreditam.

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo "Pecados Capitais"
Saiba mais e conheça os outros textos, acessando:
http://www.encantodasletras.50webs.com/pecados_capitais.htm

Nenhum comentário: